Acordo pela manhã dez minutos antes do habitual e percebo que há tempo para uma manga gigante comprada no dia anterior na quitanda próxima de casa. Descasco e corto em pedaços para evitar os fiapos que me divertiam quando eu era criança e tinha tempo para tirá-los durante horas, hoje é tempo próximo do zero, enquanto como os pedaços de manga vou para o notebook checar os e-mails. Abro a tampa, logo, clico no Gmail e nada vem à tela. Droga! Recorro ao G1  para saber as notícias. Está no G1 em letras mais que garrafais com tarja preta no fundo e escrito URGENTE em amarelo: Google perdeu todos os dados, quebra é iminente.Manga na boca, abro o NYTimes, Google na capa: Google Crash. Garfo no prato, maga na boca, frio glacial no estômago. Desisto de ir para as aulas do dia, preciso me informar, processar, agir, planejar. A princípio não fazia sentido algum, mas as explicações convencem e a realidade está em forma: perdi meus e-mails, perdi meus pagamentos pendentes do adsense, meus documentos, minhas anotações e, Gesus como pode? Perdi também meu perfil no orkut.
Idéias pipocam como incêncio em depósito de fogos de artifício. Hahaha, o orkut já era. MEUS EMAILS! Perdi tudo. Perdi tantas senhas, tantos contatos, idéias, rascunhos, emails que estão por chegar! É um caos e eu como partidário do contra começo a rir da desgraça, alheio aos problemas eminentes iminentes.
Dinheiro me preocupa, mas tenho meses de folga para por-me nos trilhos. Isso é o de menos. Emails importantes a chegar serão transferidos para outras caixas ou outros meios, e como conicidência de filme o meu telefone toca, o primeiro contato das dezenas de pessoas a me ligar para conversar sobre o que aconteceu com o Google.
A informação se perdeu. Ao contrário do dinheiro, esta se foi para sempre. Dinheiro vem e vai, hoje valendo mais que amanhã, mas sempre valendo. Informações vem e vão assim como o dinheiro, mas o valor de uma é incomparável ao valor de outra. É como um incêndio em uma biblioteca. Como um incêndio em sua casa há 20 anos: todas as suas fotos importantes, documentos e cartas, ah as cartas das pessoas queridas, nesse tempo de email algumas linhas apenas, mas com tanto significado, tudo apagado da memória universal, permanecendo vivos apenas nos seus atos vindouros.
Por isso nunca esqu\eça, Jesus salva. E só cobra 10%.
















